sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Evite ser explorados por jogadores que são capazes de te explorar


No poker é muito importante compreender seus adversário e principalmente compreender o que eles estão fazendo. Se não é capaz de compreender seus adversários e o que estão fazendo, então você será uma vítima perfeita. Contra jogadores de nível 1 e 2, é fácil vence-los, porém jogadores de nível 3 e superior tendem a terem um jogo menos explorável.

Para compreender o que quero dizer com ‘explorável’ vou te dar um exemplo, porém quero lembra-lo que é muito importante compreender que jogadores de nível 1 e 2 são incapazes de explorar aquilo que eles não podem ver. Vamos ao exemplo.

O jogo de poker é muito importante, porém muitos jogadores cometem o erro de jogar baseado na força de sua mão, como consequência tendem a serem mais fáceis de serem lidos por bons jogadores.

Porém, ao enfrentar jogadores de nível 1 ou nível 2, jogar de acordo com a força de nossa mão é ok, por exemplo, no flop mencionado se tivermos AA, iremos apostar contra esses jogadores já que eles podem ter a Q, ter um T, ter um J, entre outras mãos. Neste caso poderíamos dizer que a força de nossa mão é suficiente para tirar valor de outras mãos inferiores.

Vamos supor agora que temos 72 e não conectamos em nada com o Flop 9TQ. Então, a resposta baseada na força de nossa mão é a Cbet 100% das vezes, já que nossa mão não tem valor de showdown quando chega no river e agora, temos a oportunidade de fazer mãos como o T e o 9 largarem, assim também como podemos apostar 3 vezes seguidas e fazer uma mão como a Q largar.

Vamos supor agora que temos JT no mesmo flop 9TQ. Desta vez, não temos certeza de onde estamos na mão. Se o vilão tiver a Q estamos perdendo, se ele tiver um 9 estamos na frente e se ele tiver um J estamos parcialmente na frente. Então, baseado na força de neste caso damos check ao invés de Cbet.

Analisando este jogador, percebemos uma tendência muito negativa, da qual o fará ser um jogador explorável para jogadores em níveis superiores. De fato, jogando baseado na força de nossa mão, pode até nos tornar um vencedor contra jogadores de nível 1 e 2, porém não nos fará um vencedor contra jogadores de níveis superiores. Isso porque você está sendo óbvio em seu jogo, como consequência será facilmente explorado.

Perceba que quando você aplica check com o T, automaticamente posso retirar de sua mão AA e 72, pois com AA você iria apostar para tirar valor de mãos como a Q e também apostaria com 72 por blefe, na tentativa de me tirar da mão. Como preferiu dar check, então está dizendo que não possuí uma mão forte o suficiente para apostar neste flop, em outras palavras está dizendo que possuí uma mão de valor como uma Q fraca, um T ou um draw fraco, já que um draw forte apostaria no flop.

Isso é ser explorável. E isso explica o porque você estar em micro limites e não em limites mais altos. Isso porque você consegue jogar de igual para igual em micro limites, porém, ainda não alcançou a mentalidade para enfrentar de igual para igual jogadores em níveis superior.

Perceba que não precisamos fazer drásticas mudanças para vencer em micro limites, porém muitos jogadores possuem essa dificuldade de fazer mudanças e como consequência, por terem sidos programados a ver de determinada forma, ficam anos e anos sem compreender o porque não são lucrativos em limites mais altos. E a razão é bem simples, eles são facilmente explorados.

Nos níveis acima no flop QT9, na maioria dos casos irá apostar com todas as suas mãos, diria que em algo próximo a 70%, e nas outras 30% das vezes daria check com todas as da qual entrou neste flop.

A razão disso é bem simples, quanto mais seu range não ficar óbvio, ou seja, se você aplicar a Cbet, seu adversário não poderá colocar você em mãos especificas como um AA, a Q, o Q, o J ou o 9, agora ele não poderá afirmar o que você tem. Isso quer dizer que você pode aplicar a Cbet com AA, com 72, com JT e com o 9, assim como o J. Dá mesma forma que ele não poderá dizer que seu check significa fraqueza, já que também aplica o check com mãos como AA, a Q, o J, o T e o 9, assim como 72.

Em micro limites, são pouquíssimos jogadores que sabem disso, por isso que jogar baseado na força de sua mão é o que os instrutores e monitores nas escolas do poker fazem. Da mesma forma em relação a Cbet, uma aposta no turn segue o mesmo raciocínio independente da carta que vier, não importa o quão assustadora ela seja, você irá aplicar outra aposta em uma determinada porcentagem das vezes e dará check uma determinada porcentagem das vezes, decidida por você.

Isso quer dizer que seu adversário não poderá saber  o que sua aposta quer dizer no turn, independente da carta que vier e não saberá o que quer dizer o seu check.

Isso é começar a mesclar seu jogo contra bons jogadores. Em Cash Game essa mudança é muito importante, porém em STG e MTT a história é outra, já que é muito improvável de jogar contra o mesmo adversário diversas vezes, então jogar baseado na leitura do vilão e na força da mão é algo comum e muito utilizado. Porém demora muito mais para compreender seu adversário, e compreender o adversário oferece uma vantagem enorme no poker.

Evite ser explorado. Se não sabe o que seu adversário está fazendo e o porque está fazendo, é muito provável que você está sendo a pessoa explorada.


0 comentários:

Postar um comentário