terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Poker – Matemática do pós Flop



Em nossa última análise estudamos sobre a importância das Pot Odds no pré-flop e como calcular nossa equidade contra o range de nosso adversário. Agora a história muda e vamos estudar o pós Flop.


De forma simples podemos calcular nossas odds para buscar uma sequência, um Flush, uma broca, 6 outs e assim por diante. Porém, é muito comum os jogadores iniciantes se perderem ou não levarem muito a sério. 

Bem, se você está lendo este texto é porque quer melhorar seu jogo e se quer melhorar seu jogo, está disposto a fazer o que deve ser feito para deixar de ser um fish.

Ótimo dito isto é muito importante avaliarmos algumas questões:

Estamos recebendo as Odds corretas?
Temos implied odds que justifique fazer um call sem ter as odds adequadas?
Como fica as reverse Implied odds¿ Mesmo que você consiga fazer uma boa mão, quanto está disposto a perder caso esteja com a segunda melhor mão?
Quais são os motivos para entrar no pote não tendo odds adequadas?

Começarei respondendo a questão 4 pois é a mais simples e requer apenas compreensão daquilo que deseja passar. Está área trabalha com o metagem, em obter alguma vantagem ou pagar sabendo que está perdendo porém tendo motivos para fazer isso. 

Em um Hu Mike Matusow enfrentando Phill Hellmuth, se encontraram na final do Torneio Anual de Heads Up pela NBC valendo 750 mil dólares. Mick venceu a primeira partida, já que a final é um melhor de 3. Na segunda partida, Mike se encontrava com o Flush Draw e Phill Hellmuth fez uma aposta da qual Mike não tinha o preço correto para pagar. Porém, é aqui que entra as vantagens. Mike tinha vencido o primeiro duelo, mesmo que ele perdesse o segundo duelo, ele iria para o terceiro, porém se ele acertasse seu Flush seria campeão.

Essa questão de risco e recompensa foi muito bem utilizado, pois Mike entrou no pote mesmo não tendo o preço correto, porém acertou seu Flush Draw e foi campeão.

Nós utilizamos essa questão de recompensa e risco com frequência, por exemplo, quando temos muitas fichas e temos que pagar um allin que irá custar cerca de 1/10 de nossa stack. Não fará muito efeito se perdermos um allin. Mesmo que não tenhamos Odds corretas para pagar, podemos relevar a questão das odds baseada em nossa stack ou na imagem que queremos passar. Assim como Mike que levou em consideração a questão de risco e recompensa, também podemos utilizar o mesmo raciocínio quanto temos  muitas fichas. 

Existem questões mais complexas sobre o risco e recompensa, porém devemos relevar baseado em alguma vantagem que temos. Se não conseguirmos nenhuma vantagem será muito complicado levar em consideração o risco e recompensa. Neste caso, jogar baseado nas Odds é o que deve fazer como um bom jogador de poker.

Respondendo a Primeira Pergunta, devemos calcular nossas odds para descobrir se nossa equidade contra o range de meu adversário permite pagar baseado nas odds que temos.

No vídeo sobre pagar allin pré-flop, aprendemos a calcular a equidade de nossa mão. Isso foi muito importante. Agora vamos continuar utilizando o mesmo exemplo no pós-flop.

Para continuar seu estudo, deve ter em mãos sua calculadora e o Poker Equilab que é disponibilizado pelo Poker Strategy de graça. 
Vou começar com uma mão que disputei em um torneio de 4,50 que disputei no poker star. Foi um MTT da noite ao qual tive o prazer e privilégio de cravar. Iremos analisar uma mão que justamente perdi. 

O mais importante nesta análise será sempre nosso adversário. 
Os Blinds estão em 800/1600 com ante de 150. Estamos em 5 jogadores e meu adversário abre do CO. Ele tem 40870 fichas. Bem, sou o Cheap Líder da mesa e meu objetivo é colocar pressão. Tenho 112 583 de fichas e estou no Botão com QJ.

Meu adversário abre para 3200 o que é muito importante pois jogadores iniciantes não possuem o conhecimento adequado do porque fazer um miniraise em estágios avançados de um STG ou MTT. Este jogador não se encontra no nível 1 de jogo. Concluí que ele se encontra no nível 2, principalmente por não ser um jogador lucrativo ou regular. 

Decido pagar com meu QJ. Em situações como essa, era melhor aplicar a 3bet, porém decidi jogar em posição e colocar pressão no pós-flop, principalmente por saber que ele é um jogador mais seguro do que ativo. Poderia ter dado a 3bet para dar fold, não seria ruim.

Ninguém mais entre no pote. Vamos ao Flop que traz KJT com duas de paus e com um pote de 9550. Meu oponente faz uma Cbet de 4775. Bem, vamos nos basear na matemática para fazer um call aqui.
Pot Odds é bem simples. Calcule o total do pote. Bem, para não complicar sua vida, seja online ou ao vivo, é melhor começar a arredondar os números. 

Arredondando para menos

Iremos arredondar de forma simples. Se temos 4775 fichas, vamos arredondar para 4500. Isso facilita as contas e o resultado sai somente um pouco abaixo do esperado. Com 9550 faremos a mesma coisa e arredondaremos para 9500. Fazer as contas assim é muito mais fácil. Vamos supor que tivéssemos 8255, iriamos arredondar para 8000. Se tivéssemos 750 bem não seja preguiçoso e faça a conta inteira mesmo que tenha dificuldades. Utilize o arredondamento para números que tenham 4 dígitos ou mais. Isso vai facilitar sua vida.

Somando 9500 com 4500 temos 14000 que é um número próximo do valor original 14325. Perceba que não irá perder muito arredondando os números.

No pote tem 14000 mil e tenho que pagar 4500, o que me ofereci 3 pra 1 no call. Sabemos que um Draw de sequência somente irá acertar 1 vez a cada 5. Querendo ou não, não temos as Odds corretas para pagar aqui. Porém, isso é muito importante:

Não temos apenas a chance de sequência, temos também mais 5 outs (a Q e o J).

Fold Equity: Se nosso adversário tende a largar para o Float ou para raise, isso quer dizer que contar as Odds e fazer os cálculos matemáticos não terá muito valor. Se você sabe que seu oponente tende a largar para o Float, largar se vier um 9, um A, uma Q ou até mesmo uma carta de paus completando o Flush, então não precisara se preocupar tanto assim com suas Odds, desde que o vilão largue no turn ou river.

Implied odds, muitas vezes não teremos Odds adequados para pagar, porém vamos supor que tenhamos que colocar 10 BBs, quando nosso adversário tem 300 BBs em sua stack, bem, a implied odds justifica um call e até um raise. Como no exemplo acima nosso adversário tem cerca de 30 BBs, logo jogar por Implied odds não faz sentido.

Outra questão é ao criar um Metagame contra seu adversário. Se você sempre largar porque não tem as Odds corretas  ou a matemática não está a seu favor, então se tornará um jogador que será explorado por outros jogadores. Bem, você não quer isso, de fato você quer ser o jogador que explora do que o jogador que é explorado. Como consequência ao descobrir que existem adversários que são capazes de apostar no Flop com tudo o que eles tem, então as Odds não são tão relevantes. Isso quer dizer que o melhor é comparar os ranges. A intenção é ver como seu range se sai contra o range de seu adversário.
Então agora, vamos calcular novamente. Temos 14 mil fichas no pote e temos que pagar 4500, o que oferece algo em torne de 3 pra 1. Na tabela, podemos ver que o número 3 equivale a 25%. Este número é muito importante, pois é um número limite. Isso quer dizer que se minha mão ou meu range possuir 25% ou mais de equidade o call está correto, porém se for menor, o call estará incorreto. 

A única vantagem que poderia ter para justificar um call incorreto é baseado na Fold Equity de meu adversário. Por exemplo, se ele é um jogador que larga muito quando o board fica complicado, então contra este jogador tenho uma % de fold equity alta, o que me permite aplicar o Float com frequência e principalmente apostar em cartas perigosas. Porém, se meu adversário é um jogador pagador, então minha fold equity será baixa e não terei motivos para utilizar o Float ou apostar em cartas perigosas. Neste caso não terei vantagem alguma, e teremos que largar nossa mão. Talvez a única desculpa que encontre para continuar nesta mão é que o retorno do investimento que temos contra esses jogadores é muito maior do que a de outros jogadores. 

Isso porque se pagarmos mesmo não tendo odds corretas, porém se acertarmos nossa sequência jogando de forma passiva, iremos ganhar um Pote Grande e se perdemos iremos perder um pote pequeno. O risco neste caso, mesmo não tendo odds corretas para o call, nos trará uma recompensa muito grande. Essa é a única justificativa para pagar errado contra jogadores iniciantes, fish, ruins e pagadores. 

Agora vamos utilizar o PokerEquilab para calcular nossa Equidade. Coloque nossa mão que é QJ, agora vá em outra e coloque as mãos prováveis de nosso adversário. Bem, como ele está apostando neste Flop, e é um Flop complicado de se apostar, então ele tem que ter alguma coisa em mãos. Pode ser o Flush Draw, a Q, o KK, KQ-K9, T9-AT, QQ, AQ-Q9, AA, JJ, TT, JT, J9. E também se ele for um bom jogador é capaz dele fazer isso com as mãos que erraram este Flop, tais como 22-99, Sc como 76, 75 entre outros. Vamos supor que este é o range de Cbet de meu adversário. Se  range de meu adversário for tão grande assim, que é o que espero de jogadores que abrem do CO, estou recebendo 66% que é muito maior que 25%. Pagar aqui se torna uma obrigação.

Agora vamos supor que meu adversário tenha um range menor, como 88+, 98+, ATs+, Qualquer BR. Isso mesmo, tire o A9, K9, mas deixe Q9 e T9. Vamos supor que meu adversário é um jogador seguro para fazer Cbet e ira fazer Cbet com AK, AA, KK, QQ, JJ, TT, Q9, AQ, AJ, AT. Somente cartas que se conectam com este Flop. Neste caso ainda teríamos uma Equidade de 46%. 

Vamos supor que meu adversário faça essa jogada somente com mãos fortes, como KK, AA, JJ, QQ, TT, AJ, AK, AQ, Q9, 98, KQ, KJ, KT, JT, JQ. Essa será as mãos deles neste caso. Agora temos 39% o que ainda é bem maior que 25%. 

Pagar nesta situação é um dever com a mão que temos. Vamos supor que nosso adversário tenha apostado o pote. Isso quer dizer que agora iriamos precisar de 33% de equidade. Mesmo que meu adversário aposte forte no Flop, mesmo contra o range de mãos mais forte de nosso adversário como trincas, dois pares, sequências e Draws, ainda teríamos Odds para pagar. 

O interessante é que neste caso, quanto menor for a aposta de meu adversário, maior será a quantidade de mãos que poderei continuar, quanto maior for a aposta, poderei continuar com uma quantidade menor de mãos. Isso é meio que óbvio.

Bem, observando que as Pote odds nos oferecem 25% e avaliando nossa equidade contra o range de mãos de nosso adversário, podemos continuar na mão pagando ou dando raise. 

Decido pagar e o Turn traz um 6 de espadas. A
gora temos dois Flush Draws que são possível. O pote está em 19100 e o vilão tem 32895 fichas para trás e eu tenho 140 608fichas para trás.
Meu adversário aplica o check. Isso é muito estranho caso ele tenha o Kx, AA, JJ, TT, KK. Esperamos que essas mãos apostem neste turn que é um turn complicado sem contar que posso ter mãos das quais pagariam mais uma aposta como a mão que seguro que é QJ. Isso demonstra que meu adversário não se encontra no nível 3 de pensamento. 

Agora tenho duas opções:

Apostar ou
Dar check e ver o que acontece no river.

Decidi apostar já que está é uma linha passiva em um board excelente para apostar com as mãos fortes que ele tem, isso quer dizer que meu Float pode dar certo, o que faria meu adversário largar algumas mãos como o T e quem sabe o J. Do range dele tiramos as mãos fortes como trincas, dois pares, AA e AK, assim como AQ e Q9. Com essas mãos ele viria pra cima.

Isso quer dizer que sobrou mãos como QQ,  QJ,  AJ, AT, QT, J9, e algum Flush Draw que resolveu jogar de forma passiva. 

Se fizermos os cálculos agora de equidade, veremos que comparado os ranges nós temos uma vantagem de quase 75%. O que ao meu ver é mais do que o suficiente para apostar pelo valor da mão, e também podemos levar em conta que estamos aplicando o Float, porém temos uma mão de valor para isso.

Decido apostar 9932 e meu adversário paga. Pote agora vai para 38964 e ele tem 22963 para trás. Poderia ter dado o check, que vejo que seria uma ótima jogada, porém existem muitas cartas que podem vir no river que assuntam meu adversário, como a carta que completa o flish de paus, um A, um 9, uma Q um J. Tem muita coisa que assusta meu adversário.

Quando ele paga, o coloco em algum draw, no J, ou no T. No river bate o 8 de paus. Uma das cartas que tanto queria. Meu adversário aplica o check novamente. Bem, agora tiro o Flush de paus da mão dele, já que o mesmo não teria pensado duas vezes para tomar a iniciativa neste river.  Como ele não tomou a iniciativa, a mão dele está praticamente virada, sendo um T ou J. Este river é perfeito pois posso apostar e representar o Flsuh, o K ou Sequência. E sei que existe uma chance dele largar o J ou T. Decido colocar ele em Allin e por incrível que pareça ele decide pagar com seu AJ. Acredito que ele pagou por estar comitado com o pote, porque este call, foi um call insano. 

Existe somente dois tipos de mãos neste river que meu adversário está enfrentando:

Mãos que vencem o J
Mãos que erraram o draw.

Ele teria que me colocar em uma Q, como QT e QJ, já que para o resto ele está perdendo. Vamos calcular a equidade de meu adversário. 
Agora vamos calcular a Equidade para AJ contra um Push no river.
No river, quando apostamos nosso adversário está recebendo 2,5 pra 1, o que dá aproximadamente 28%. Esse é o número que meu adversário precisa ter ou superar no river para fazer um call matematicamente correto.

No poker Equilab, coloque o AJ e compare com nosso range de Push que contem, Blefes como QJ, e QT. É possível que tenhamos mãos como 77, 99, T que aplicamos o Float e tentamos blefar o River. Faz sentido também. Vamos colocar elas também, assim como J9 que percebeu que somente ganharia se apostasse no river. Porém, como eu sei que meu adversário tem uma mão praticamente virada, ou seja, mostrando o que ele tem, poderia apostar por valor neste river com 2 pares, trincas como 66, 88 e TT, já que JJ+ teria dado 3bet pré-flop, assim como AK e AQ. Porém poderia fazer essa jogada com um KQ, ou K9 do mesmo naipe. 
Vamos calcular nossas mãos de valor e mãos de blefe comparando com AJ. Contra este range nosso adversário tem cerca de 45% o que é bem maior que 28% o que torna um call com AJ matematicamente correto. Vamos supor que agora eu não tenha mãos como 77-99, nem mesmo mãos como J9 ou T8. Nós temos um draw que se perdeu ou temos uma mão forte como dois pares, top pair ou melhor, dos quais tem sentido apostar no turn e no river, sabendo que meu adversário não tem o Flush. Qualquer outro jogador daria check neste river, como eu fazia antigamente. Ficava com medo do Flush e perdia ótimas oportunidades.
Neste caso, nosso adversário está recebendo 32%, o que ainda é um call matematicamente correto. 

Porém, vamos supor que sou um jogador seguro, incapaz de blefar. Isso quer dizer que irei apostar neste river somente com mãos que vençam o J e com o Flush. Neste caso, o call de meu adversário com Aj seria muito ruim, pois em meu range não existe qualquer blefe.

Essa é a importância da imagem e principalmente a importância de saber o que meu adversário é capaz de fazer ou não. Se meu adversário não é capaz de blefar, principalmente no river, pagar com AJ será uma péssima ideia. Porém é totalmente válida contra jogadores que são capazes de blefar em cartas que assustam o range de nosso adversário, como o Flush no river. Se meu adversário sabe que sou capaz de blefar apostando 3 vezes seguidas, ele tenderá a me pagar mais vezes em board complicado. 

Para ficar melhor, irei fazer um vídeo em breve. Porém, agora vocês possuem muito mais do que a maioria dos jogadores iniciantes, já que os iniciantes nem mesmo se preocupam com a matemática ou com as questões de obter alguma vantagem.

0 comentários:

Postar um comentário